CONHEÇA O CAMPUS DE APUCARANA

ACADEMICOS

CENTROS DE ÁREA

  • Twitter
  • Facebook

I Seminário Nacional de Ensino de Línguas em Contextos Especializados.


   

Universidad de Salamanca presente no I Seminário Nacional de Ensino de Línguas em Contextos Especializados da UNESPAR

 

Nos dias 02 e 03 de abril, realizou-se na UNESPAR (Campus Apucarana) o I Seminário Nacional de Ensino de Línguas em Contextos Especializados. Pensando no cenário de globalização e, sobretudo, no público dos cursos das áreas de bacharelado, foi idealizado esse evento promovido pelo Projeto de Extensão Laboratório de Línguas: desenvolvendo a aprendizagem do Espanhol dos Negócios, coordenado pela profa. Dra. Andréia C. Roder Carmona Ramires.

O evento que teve por objetivo apresentar e discutir criticamente questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de línguas para contextos especializados, reuniu estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados nessa temática. 

I Seminário, que contou com o apoio da Fundação Araucária, teve a participação de mais de 200 inscritos de diferentes cursos de nosso campus e de outros campi, em específico, Campo Mourão, bem como outras IES a saber, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, divulgando suas pesquisas nas sessões de comunicações.

A conferência de abertura apresentou as considerações da ilustre pesquisadora profa. Dra. María Teresa Fuentes Morán, da Universidad de Salamanca (Espanha), instituição essa que completa em 2018, 800 anos de existência.

Houve também a presença de professores importantes da área dos estudos do léxico, como prof. Dr. Odair Luiz Nadin (UNESP), da área de tradução como a profa. Dra. Viviane C. Poletto Lugli (UEM) compondo as discussões da mesa redonda, e da área de terminologia, como a profa. Dra. Ivanir A. Delvizio, (UNESP – Rosana), ofertando seus minicursos, no período vespertino.  

As coordenadoras do evento, profas. Dra. Andréia Carmona Ramires e Dra. Latif A. Cassab salientam a relevância da visita da Dra. Fuentes Morán para a formação dos alunos da UNESPAR e a profa. Andreia Carmona Ramires acrescenta que:

“Como referência de instituição formadora de profissionais na área do bacharelado durante muitos anos em nossa região, observamos que os discentes da UNESPAR necessitavam de um evento que versasse sobre a temática discutida em nosso simpósio. E nesse contexto, ter a professora Dra. María Teresa, da Universidad de Salamanca palestrando na UNESPAR foi, além de uma honra, uma experiência ímpar e profícua para nossos discentes”.