CONHEÇA O CAMPUS DE APUCARANA

ACADEMICOS

CENTROS DE ÁREA

  • Twitter
  • Facebook

Discentes e Docentes da Unespar Apucarana participam de exposição e debates sobre tecnologias e inovações na Festa da Cerejeira


 

A Festa da Cerejeira, que completou 25 anos, aconteceu na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana – ACEA nos dias 27, 28, 29 e 30 de Junho de 2019. O evento celebra a cultura e tradições japonesas e trouxe várias atrações, entre elas, o estande do Projeto Conecta Apucarana, liderado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana – ACIA.  


O Projeto Conecta é uma parceria entre entidades de diversos segmentos de Apucarana e que busca a integração de ações com vistas a criação de um ambiente de estímulo a inovação.
 “Esse projeto além de unir as instituições de ensino, a ACIA toda a comunidade de uma forma geral objetiva capitalizar nossa região com o potencial formativo que possuímos e aumentar o conhecimento das nossas pessoas, retendo-as por aqui”, comentou o professor Lisandro Rogério Modesto, professor do curso de Ciência da Computação da Unespar. 


O Prefeito de Apucarana, Junior da FEMAC, apoiador do Projeto Conecta, falou da importância de se integrar o ensino e a pesquisa com as necessidades práticas da indústria. Nas palavras dele “Apucarana vai se tornando a casa das soluções”.
 Para o Prefeito Junior da FEMAC o projeto vai trazer movimentação econômica e muita perspectiva de atração de empresas para nossa cidade. 


O coordenador do curso de Ciência da Computação da Unespar
 Apucarana, professor Marcelo Cernev, ressaltou a importância de se trabalhar a criatividade com discentes da área, para além da formação técnico-científica. Para ele o desenvolvimento para o mercado exige algo além do pensamento quantitativo-lógico, que é fundamental; exige uma visão mais humanizada. “Essa experiência que o Conecta oportuniza contribui para essa visão ampliada dos nossos alunos”, afirmou. 


Os discentes do curso de Ciência da Computação puderam expor projetos 
confeccionados em aulas, como o barco controlado remotamente, desenvolvido nas aulas de microcontroladores. Outro projeto envolveu buscas cegas para resolução de labirintos. Na área da computação gráfica pode-se observar um programa de visualização em 3D.   


Alguns docentes da Unespar
 Apucarana participaram dos chamados “MeetUps”, ou encontros “de pé”, que são pequenas reuniões informais, onde foram discutidas algumas temáticas relevantes às propostas do Conecta. Entre os convidados e temas abordados estiveram o professor Doutor Sérgio Dantas, coordenador do curso de licenciatura em Matemática, com o tema tecnologia no ensino da matemática. O professor Fernando Ferreira da Cruz, que atua também no SENAI/PR, manejou o tema Inteligência Artificial. O tema Robótica e Internet das coisas foi explorado pelo professor Déverson Rando, coordenador do curso de Sistemas de Informação da FAP. O consultor do SEBRAE/PR, Tiago Cunha, apresentou o tema ecossistemas de inovação. O professor Tiago Ribeiro, consultor da ACIA junto ao Conecta, esmiuçou sobre a Liderança na era digital. Todos os debates confluíram numa dinâmica de conscientização para o ambiente de inovação e empreendedorismo tecnológico esperado através do Conecta.  


O professor Leonardo Sartori, vice-diretor do campus Apucarana, elogiou o trabalho dos discentes e docentes do campus. “Essa aproximação com a comunidade local é uma marca da Unespar
 Apucarana e um diferencial na formação dos nossos alunos. Vamos procurar fortalecer nossas iniciativas e ações junto ao Conecta”, afirmou Leonardo.